terça-feira, 10 de julho de 2012

Arte

Larissa fez uma excursão na escola. Foi à exposição de Caravaggio e De Chirico, na Casa Fiat de Cultura. Na volta me contou lindamente como foi a experiência:

Alguns com rosto mas sem olhos, nariz e boca, e nem nada, sabe mamãe. Aí, faz assim (ela tampa os meus olhos com suas mãozinhas pequeninas) imagina a cor dos olhos, a forma da boca, do nariz e tudo, mamãe, até do cabelo. Imaginou? Então pronto, viu! (e destampa os meus olhos). Tinha também, mamãe, uma pintura horrível, com o rosto todo vermelho de sangue. Não gostei de jeito nenhum dessa. Era muito horrível. Tinham umas esculturas também mamãe.


Depois de uma pausa reflexiva:


- Mamãe, mulher pode ser artista, né, claro, né, mamãe? 
- Claro, filha!
- Eu sou artista, né, mamãe?
- Você faz muitas artes lindas, amor.
- Mamãe, e você também é artista, né?
- Eu não sou não, filha.
- Ah, mamãe, então vou te ensinar tudo pra você ser artista também igual eu, tá!

E o coração da mãe fica assim, cheio de orgulho, alegria e um prazer delicioso de poder participar, ver, viver, assistir e curtir essas coisas.

Nenhum comentário: